DECLARAÇÃO DE FÉ – UMA TEOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Declaração de Fé é uma interpretação autorizada das Escrituras. Estas são o fundamento pelo qual vivemos e obedecemos a Deus; aquela é a apresentação do que professamos e ensinamos. Nesse sentido, a Declaração de Fé é uma teologia que deve ser aplicada à formação do Educador Cristão, pois este é o maior interessado em zelar pelo bem estar doutrinário de sua classe.

Pr. Esequias Soares – SP

Comentarista da Revista Lições Bíblicas para Adultos da CPAD; Ministro do Evangelho; Preside a Assembleia de Deus em Jundiaí (SP) e a Comissão Apologética da CGADB; Mestre em Ciências da Religião; Autor de várias obras publicadas pela CPAD.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Tomar consciência do desenvolvimento comportamental, o momento adequado de aplicar um recurso específico de acordo com a faixa-etária do aluno, bem como outras habilidades, são competências indispensáveis ao Educador Cristão. É preciso se equipar melhor para enfrentar os desafios educativos de nosso tempo.

Pr. Jamiel Lopes – SP

RESGATANDO UMA GERAÇÃO EM PERIGO

Um dos maiores alvos de ataques nas mídias, escolas e até nos lares são as crianças. De que forma podemos proteger nossos filhos e alunos desses ataques, e ao mesmo tempo, ensinar a eles verdades sagradas que serão seguidas no futuro?

Joane Bentes – PR

Apresentadora de programas infantis de Rádio e TV; Missionária; Preletora em Congressos Infantis e de Educação Infantil; Conferencista Internacional.

O EXAME DAS ESCRITURAS COMO PRÉ-REQUISITO AO MINISTÉRIO DO ENSINO

Examinar as Escrituras é uma das habilidades necessárias para quem exerce o ministério do ensino. Dessa forma, se espera do Educador Cristão que seja um exímio estudioso das Escrituras. Que conheça profundamente as Escrituras e a aplique de maneira sábia ao nosso tempo. Assim, ele atuará como um facilitador bíblico em sua classe.

Pr. Elienai Cabral – PR

Elienai Cabral é Pastor, conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD e membro do Conselho Administrativo da CPAD.
Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA PROFESSORES

Inteligência emocional é uma competência indispensável ao professor da Escola Dominical hoje. Ter a capacidade de expressar suas emoções ao mundo externo e construir relacionamentos positivos e equilibrados podem contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente.

Profª. Elaine Cruz – RJ

É psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de vinte e cinco anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o ‘Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional’ e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados” e “Amor e Disciplina para criar filhos felizes”, todos publicados pela CPAD.

A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO PLANEJADO PARA ALCANÇAR TODOS OS ALUNOS

A Educação Cristã não pode ser realizada sem que haja critérios de ensino, objetivos a serem atingidos, um espaço adequado para a ministração das aulas e um material de conteúdo doutrinário e didático adequado para cada faixa etária, que oriente o professor e sirva de texto base para os alunos.

Pr. Alexandre Coelho

Bacharel em Direito e Teologia; Licenciado em Letras; Gerente de Publicações da CPAD, Professor da FAECAD e Comentarista da Revista Lições Bíblicas de Jovens da CPAD.

FAZENDO A ESCOLA DOMINICAL CRESCER

A Educação Cristã, na Escola Dominical, tem se mostrado um fator determinante para o crescimento da Igreja. Se a Escola Dominical cresce, entendemos que a igreja pode crescer numérica e espiritualmente, embasada no ensino da Palavra de Deus.  Como podemos fazer com que a Escola Dominical cresça e cumpra o seu papel na formação de nossos irmãos?

Pr. Claiton Pommerening – SC

Comentarista da Revista Lições Bíblicas para Jovens da CPAD; Ministro do Evangelho; Graduado em Ciência Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte. Possui especialização em Teologia e Bíblia pela Faculdade Luterana de Teologia e é Doutor e Mestre pela Faculdade EST.

QUESTÕES DE GÊNERO – IDEOLOGIAS E SUAS PRÁTICAS

Na última década, o tema Ideologia de Gênero vem ganhando espaço na mídia e principalmente nas escolas, onde professores são orientados e incentivados a ensinarem aos seus alunos que gênero é uma construção social, e não uma definição biológica, colocando em cheque preceitos divinos de masculinidade e feminilidade.

Pr. Douglas Batista – DF

Ministro do Evangelho; Doutor em Teologia Sistemática; Mestre em Teologia e Ciências das Religiões; Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliografia; Licenciado em Filosofia; Bacharel em Teologia; Presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Comentarista de Lições de Escola Dominical para Adulto da CPAD.