DIA 01/05 (SEXTA-FEIRA)

1º PERÍODO: 14H ÀS 15H / INTERVALO: 15H ÀS 15H15 / 2º PERÍODO: 15H15 ÀS 16H15


GRUPO A – PASTORES E SUPERINTENDENTES

SEMINÁRIO

1. A APTIDÃO PARA ENSINAR COMO UM REQUISITO AO SANTO MINISTÉRIO
A vocação para o ensino da Palavra de Deus é uma das principais características do ministério pastoral. Assim, a Escola Dominical passa a ser uma extensão do ministério de ensino do pastor da igreja. Neste seminário, pastores e superintendes são convidados a refletirem sobre a aptidão para o ensino como elemento importante ao exercício do Santo Ministério e do vocacionado à superintendência da Escola Dominical.

PR. ELIEZER MORAES / RS

2. O PERFIL DO NOVO GESTOR NA ESCOLA DOMINICAL 
O superintendente da Escola Dominical é o elemento-chave para o bom funcionamento desse empreendimento educativo-religioso. Sem ele, o planejamento é comprometido; os objetivos são confusos; os processos internos são emperrados. Além de um bom gestor, o superintendente precisa estar “antenado” com a modernidade da gestão na área da Educação. Por isso, uma nova perspectiva de gestor da Escola Dominical é apresentada nesse seminário.

PR. ALEXANDRE COELHO / RJ

WORKSHOP

1. ASPECTOS TÉCNICOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
A Educação Cristã geralmente é exercida por pessoas que não têm formação técnica. Entretanto, elas necessitam de um conhecimento minimamente técnico para que possam desempenhar seu ministério com excelência. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender a respeito dos aspectos técnicos da Educação Cristã.

PR. CÉSAR MOISÉS / RJ


GRUPO B – PROFESSORES DE ADULTOS

SEMINÁRIO

1. COSMOVISÃO CRISTÃ NA CLASSE DE ADULTOS
O conceito de cosmovisão abarca o contexto vivencial de um indivíduo. As vidas social, profissional, estudantil são regidas por uma cosmovisão. Ou seja, toda pessoa possui uma, ainda que não saiba defini-la. Aqui, a grande questão é saber se a visão de mundo a qual postulamos é cristã ou não. E se influencia o mundo onde habitamos conforme exposto em Mateus 5.13-16. A Escola Dominical se propõe a formar uma cosmovisão cristã na classe de adultos à luz do Evangelho.

PR. ELIENAI CABRAL / DF

2. A FUNÇÃO DA HERMENÊUTICA NA ESCOLA DOMINICAL
Toda afirmação teológica e doutrinária tem o objetivo de edificar a igreja, corrigir rumos e retornar a vontade de Deus, tendo como ponto de partida a Bíblia Sagrada. Entretanto, somente um exercício de interpretação, levando em conta a aplicação dos princípios da hermenêutica e sua aplicação ao texto é que se obterá uma interpretação precisa para formular uma doutrina. Por isso, o professor da Escola Dominical deve conhecer a função da hermenêutica sagrada.

PR. ESDRAS BENTHO / RJ

WORKSHOP

1. UTILIZANDO RECURSOS AUDIOVISUAIS NA CLASSE DE ADULTOS
Os adultos, mesmo já tendo há muito tempo superado a fase concreta do aprendizado e sendo capazes de abstrair, como todo estudante gostam de aulas dinâmicas e interativas. Neste sentido, os recursos visuais, quando utilizados com inteligência, são importantes aliados do professor de Escola Dominical. Como utilizá-los? Esta é a proposta.

PROFª. TELMA BUENO / RJ


GRUPO C – PROFESSORES DE JOVENS

SEMINÁRIO

1. O PERFIL DO JOVEM DO SÉCULO XXI
Atrair os jovens para a Escola Dominical e fazer com que eles aprendam é um grande desafio, pois estamos diante de uma nova geração que precisa ser compreendida. E se queremos alcançar esses jovens com a Palavra de Deus, precisamos refletir a respeito do perfil dos jovens crentes e não crentes. Quem é o jovem da atualidade? Como se comportam e quais suas preferências? Conhecer essa geração é fundamental para atendê-la com um ensino que seja relevante. Este seminário tem como objetivo fazer uma análise antropológica e filosófica desta geração, que segundo os especialistas é a chamada geração Z.

PR. VALMIR NASCIMENTO / MT

2. ENSINANDO JOVENS A LER E APLICAR A BÍBLIA ÀS SUAS VIDAS
O aprendizado da Palavra de Deus envolve mais do que simplesmente conhecer teoricamente as Escrituras Sagradas. É preciso haver uma relação direta do crente com a Palavra de Deus. Isso envolve não somente conhecê-la, mas, também, colocá-la em prática. Neste caso, a Escola Dominical exerce o papel essencial de ensinar o jovem cristão a refletir nas Sagradas Escrituras e, por meio de um estudo sistematizado, adquirir os valores e preceitos que o conduzirão a realizar à vontade de Deus.

PR. JOSÉ GONÇALVES / PI

WORKSHOP

1. DINÂMICAS PARA JOVENS NA ESCOLA DOMINICAL
As dinâmicas são ferramentas de ensino eficiente, pois ajudam a tornar as aulas mais interativas, facilitando a aprendizagem e ajudando na interação da classe. Muitos são os seus benefícios, porém ainda utilizamos muito pouco este valioso recurso. Alguns não utilizam por desconhecerem sua importância, outros por que não sabem como aplicá-las em uma classe de Escola Dominical. Nesta oficina, além de discutir a respeito da relevância das dinâmicas na classe de jovens, você aprenderá algumas atividades, testadas e aprovadas em classes de Escola Dominical que podem auxiliá-lo.

PR. JAMIEL LOPES – SP


GRUPO D – PROFESSORES DE ADOLESCENTES

SEMINÁRIO

1. UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE COM O ADOLESCENTE
Comunicar informações que são relevantes para o aprendizado e crescimento espiritual dos adolescentes é importante. No entanto, torna-se indispensável saber como comunicá-las ao adolescente. Além da linguagem que deve ser adequada à faixa etária que estamos trabalhando, os assuntos tratados na Escola Dominical devem apresentar proximidade com o contexto em que seus alunos estão inseridos. Neste caso, a utilização de atividades pedagógicas que envolvam o adolescente ao conteúdo ministrado é indispensável para que os alunos sintam-se seguros em tirar suas dúvidas sempre que acharem necessário.

PR. JAMIEL LOPES / SP

2. ADOLESCÊNCIA, BULLYING E IDENTIDADE CRISTÃ
Adolescentes tendem a ter a necessidade de pertencer a uma “turma” ou grupo social específico. Neste processo, é comum aderirem a comportamentos que facilitem a socialização com os respectivos grupos de seu interesse, mesmo que isso signifique assumir atitudes incorretas. Quando não ocorre a socialização, infelizmente o resultado é a discriminação e o preconceito. A Escola Dominical contribui para que o adolescente cristão aprenda a aplicar a Palavra de Deus e não se deixe envolver com as sutilezas do mal que norteiam o pensamento de muitos jovens neste presente século.

DRA. VALQUÍRIA SALINAS / SP

WORKSHOP

1. COMO ENSINAR O ADOLESCENTE A LER E APLICAR A BÍBLIA À SUA VIDA
O aprendizado da Palavra de Deus envolve mais do que simplesmente conhecer teoricamente as Escrituras Sagradas. É preciso haver uma relação direta do crente com a Palavra de Deus. Isso envolve não somente conhecê-la, mas, também, colocá-la em prática. Para o adolescente que ainda está na fase de amadurecimento das funções mentais relativas à imaginação, controle da razão e capacidade de julgamento, esse processo tende a ser mais lento. Nesta oficina você poderá observar os diversos métodos de leitura das Escrituras Sagradas, exposição de Bíblias adaptadas para a faixa etária dos adolescentes e pesquisas interessantes que trazem curiosidades sobre o livro mais lido em todo o mundo.

PR. ESDRAS BENTHO / RJ


GRUPO E – EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMINÁRIO

1. UTILIZANDO RECURSOS DIDÁTICOS NAS CLASSES INFANTIS
Estamos na chamada era da informação, dos jogos eletrônicos, das redes sociais, etc. Vivemos em um mundo onde estamos expostos a imagens, sons e áudio. Porém, quando os alunos chegam à Escola Dominical, o que eles encontram em termos de recursos? O que temos oferecido na Escola Dominical? Aprendemos por intermédio dos cinco sentidos, por isso, quanto mais sentidos o aluno utiliza, melhor ele aprende, independente da faixa etária que se encontre. O uso de recursos didáticos facilita a aprendizagem e torna as aulas mais interativas.

PROFª. ANITA OYAZU / SP

2. FAMÍLIA E EDUCAÇÃO CRISTÃ INFANTIL NO LAR
A Escola Dominical é um espaço importantíssimo para que a Educação Cristã aconteça. Todavia, diante do pouquíssimo tempo de permanência de uma aula, é obrigatório que os pais atendam ao mandato de educar os filhos, de forma bíblica e cristã, no lar.

PROFª. JOANE BENTES / PR

WORKSHOP

1. ENSINANDO ATRAVÉS DE MÉTODOS CRIATIVOS
Ninguém precisa ensinar uma criança a brincar, pois ela “brinca naturalmente”. É fato que existem regras específicas que devem ser ensinadas para se poder participar de uma determinada brincadeira, contudo, o dinamismo infantil faz com que a criança, para se integrar à brincadeira, queira aprender. Como fazer isso na ED? Como ensinar de forma lúdica?

PROFª. JOANE BENTES / PR


GRUPO F – EDUCAÇÃO ESPECIAL

SEMINÁRIO

1. LIDANDO COM ALUNOS HIPERATIVOS E/OU COM TDAH NA ESCOLA DOMINICAL

Com o advento da internet, as informações acabam circulando com facilidade. Isso é bom, mas trás alguns problemas também. Na área da saúde, alguns formam opiniões sem qualquer fundamento. O TDAH não é um problema exclusivamente infantil ou que se desenvolve na vida adulta. Há muitas pessoas que sequer sabem que têm esse tipo de transtorno. Como lidar com elas na Escola Dominical?

DRA. VALQUÍRIA SALINAS / SP

2. PREPARANDO PROFESSORES PARA ENSINAR CRIANÇAS AUTISTAS

O ensino da Escola Dominical precisa ser inclusivo. Mas para que a inclusão seja eficiente, precisamos de professores preparados. Este seminário tem como objetivo responder às seguintes questões: O que é autismo? Quais os principais sintomas? Como ajudar na inclusão e na aprendizagem do aluno autista?

WORKSHOP

1. DINÂMICA E RECURSOS PARA SURDOS NA ESCOLA DOMINICAL

A educação de surdos requer recursos didáticos apropriados e também um ensino que seja dinâmico. Serão apresentadas dinâmicas que podem ser utilizadas nas classes de surdos a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

PROFª. SILÉIA CHIQUINI / PR


DIA 02/05 (SEXTA-FEIRA)

1º PERÍODO: 14H ÀS 15H / INTERVALO: 15H ÀS 15H15 / 2º PERÍODO: 15H15 ÀS 16H15

GRUPO A – PASTORES E SUPERINTENDENTES

SEMINÁRIO

1. LIDERANÇA – CHAVE PARA UMA ESCOLA DOMINICAL VIBRANTE
Manter boa competência nas relações humanas, não perder a capacidade de motivar e de ser motivado, não perder os princípios de trabalho em equipe, ser resiliente para enfrentar e vencer os desafios são algumas das importantes características de uma liderança-chave para a Escola Dominical eficiente. A presente palestra objetiva conscientizar pastores e superintendentes da Escola Dominical a exercerem eficientemente esse tão nobre ministério.

PR. ELIENAI CABRAL / DF

2. SEGMENTAÇÃO NAS CLASSES DE ADULTOS DA ESCOLA DOMINICAL

Apesar de a fase adulta ser considerada a partir dos 18 anos, hoje já se sabe que não é mais possível tratar, de forma homogênea, pessoas de dezoito anos tal como outras na meia-idade ou até mesmo na terceira idade. A fim de atender melhor e especificamente os alunos, a segmentação é uma necessidade inadiável que precisa ser observada nas Escolas Dominicais.

PR. CÉSAR MOISÉS / RJ

WORKSHOP

1. A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AFIRMANDO A IDENTIDADE PENTECOSTAL
Desde o início, o pentecostalismo lançou mão deste importante espaço para garantir às gerações futuras uma formação bíblica que não desprezasse o estudo da Palavra e que, ao mesmo tempo, cultivasse a identidade pentecostal. Tal exercício deve continuar nas próximas gerações.

PR. CLAITON POMMERENING – SC


GRUPO B – PROFESSORES DE ADULTOS

SEMINÁRIO

1. ENSINANDO ADULTOS NA ESCOLA DOMINICAL: ENTENDENDO COMO ELES APRENDEM
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que há várias sub faixas-etárias na faixa-etária de Adultos: Adultos Jovens (18 a 35 anos); Adultos de Meia-Idade (35 a 60 anos); Adultos Idosos (a partir dos 60 anos). A pergunta é inevitável: como esses adultos aprendem? Será que é a partir de um modelo unívoco? Ou cabe a sensibilização para compreender essa diversidade presente em nossas igrejas locais? O que o professor da Escola Dominical, juntamente com a superintendência, pode fazer para alcançar as necessidades desses adultos diversificados? É o que o seminário objetiva debater.

PR. CÉSAR MOISÉS / RJ

2. PASTOREANDO A CLASSE DE ADULTOS
Elmer Towns defende a ideia de que o professor de ED “pastoreia” sua classe. Sendo assim, como o professor pode se preparar – além de suas competências pedagógica, didática, teológica e bíblica –, para cumprir tal papel? O experiente educador norte-americano instruirá acerca da responsabilidade do mestre, evidenciando que ela vai muito além de ministrar uma boa aula.

PR. CLAITON POMMERENING / PR

WORKSHOP

1. ENSINANDO PESSOAS NA TERCEIRA IDADE
O Brasil já foi um dos países mais jovens. Contudo, a própria reforma da Previdência serve como um dos indicadores da quantidade de idosos que o país tem hoje. Como a igreja tem acolhido essas pessoas? E a Escola Dominical, preocupa-se em atender as necessidade deste grupo que já fez tanto por ela? Como atraí-los, mantê-los e ensiná-los?

PROFª. HELENA FIGUEIREDO / RJ


GRUPO C – PROFESSORES DE JOVENS

SEMINÁRIO

1. JUVENTUDE E IDEOLOGIAS, UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
A juventude atual tem se deparado com novas ideologias trazidas pela pós-modernidade. Dentre elas está a ideologia de gênero. Um assunto que é extremamente necessário ser tratado no seio da igreja. A juventude cristã precisa estar preparada para saber responder como convém a qualquer que perguntar qual a razão da esperança que há em nós (cf. 1 Pe 3.15). Em tempos de inversão de valores, a Escola Dominical precisa ser invariável com relação ao ensinamento bíblico. A juventude precisa estar munida do nosso maior código de ética que é a Palavra de Deus para que possa responder com sabedoria aqueles que fazem a alegação da ideologia de gênero.

PR. JOSÉ GONÇALVES / PI

2. OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE PARA O JOVEM CRISTÃO
Na universidade, nossos alunos terão de lidar com várias filosofias e ideologias que ferem os princípios cristãos, como por exemplo, o ateísmo, marxismo, humanismo, materialismo e tantos outros “ismos” que prejudicam a fé cristã. Mas, será que os jovens que frequentam nossas classes aos domingos estão preparados para lidar com as filosofias e ideologias que imperam no espaço acadêmico? Como educadores cristãos, precisamos alertá-los e ajudá-los para que não sejam influenciados, mas que possam ser sal e luz no ambiente acadêmico, não se conformando com a mentalidade desse mundo (Rm 12.2).

PR. VALMIR NASCIMENTO / MT

WORKSHOP

1. COMO ATRAIR OS JOVENS PARA A ESCOLA DOMINICAL E FAZER COM QUE APRENDAM
Jovens têm muitas dúvidas e estão à procura de respostas. Na maioria das vezes, procuram referências que possam lhes mostrar o comportamento adequado para cada ocasião. É importante que a Escola Dominical atenda às necessidades específicas por faixa etária. Nesta oficina você terá a oportunidade de conhecer métodos de ensino como debates, painéis e seminários que podem ser realizados em sala de aula sobre temas geradores que ajudarão seus alunos a refletir o que a Palavra de Deus ensina sobre a realidade que estão vivendo.

PR. ESDRAS BENTO / RJ


GRUPO D – PROFESSORES DE ADOLESCENTES

SEMINÁRIO

1. DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ DE ADOLESCENTES: SEXUALIDADE, REDES SOCIAIS E VIOLÊNCIA
Adolescentes gostam de argumentar e acreditam piamente que estão com a razão. São qualidades proveitosas para o crescimento intelectual quanto para o espiritual do adolescente. Nesta fase da vida, muitos são os desafios que o adolescente enfrenta em seu desenvolvimento físico, psicossocial e espiritual. A educação cristã exerce papel importante nesta fase pelo fato de trazer ao adolescente uma consciência bíblica de como lidar com a sexualidade, com os efeitos nocivos das redes sociais e com a violência tão presente na sociedade em que vivemos.

PR. JAMIEL LOPES / SP

2. CONHECENDO A PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE E SEUS TRANSTORNOS

A adolescência é uma fase de muitas mudanças e com elas surgem determinados comportamentos. O grande desafio é identificar a causa de tais comportamentos que, em muitos casos, originam-se na infância e trazem complexidades por toda a vida. Há alunos que apresentam determinados transtornos como o déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), que exigem a ajuda de profissionais especializados para que seja realizado um diagnóstico mais preciso. Nesse contexto, a educação cristã tem como relevância apresentar a importância de cada pessoa para Deus, porquanto, somente Ele tem o poder de resolver todas as complexidades da natureza humana.

WORKSHOP

1. COMO PREPARAR AULAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES
Adolescentes são muito dinâmicos e apresentam facilidade em se perder dos assuntos que são ministrados em sala de aula. Por esse motivo, é importante identificar quais métodos de ensino são mais adequados para cada faixa etária. Além da metodologia, há também recursos que facilitam a difusão dos conteúdos pelo professor assim como da assimilação por parte dos alunos e tornam as aulas mais interativas. Nesta dinâmica vamos conhecer como funcionam os grupos de estudo, as “tempestades cerebrais” (brainstorm), assim como conhecer a utilização do Datashow que é um importante e moderno recurso de trabalho utilizado pelos professores nos dias atuais.

PROFª. TELMA BUENO / RJ


GRUPO E – EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMINÁRIO

1. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A ESCOLA DOMINICAL
Na Escola Dominical temos a função de educar crianças com diferentes históricos sociais, espirituais, biológico. Muitas crianças amam a Palavra de Deus e estar na Escola Dominical, contudo apresentam dificuldades no aprendizado. Este seminário tem como responder as seguintes questões: O que é dificuldade de aprendizagem? O que causa dificuldades de aprendizagem? Quais são as principais dificuldades de aprendizagem? Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?
PROFª. TELMA BUENO / RJ

2. PREPARANDO A ESCOLA DOMINICAL PARA CATIVAR CRIANÇAS
Criança não combina com monotonia. Logo, o espaço de Educação Cristã precisa acompanhar a ludicidade que é tão importante a esta faixa etária. Isso, tanto para o aprendizado, quanto para o estímulo e a atração da criança para freqüentar a Escola Dominical.

PROFª. ANITA OYZAIZU / SP

WORKSHOP

1. ENSINANDO CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil. A Escola Dominical como agência de ensino religioso da igreja não poderia deixar de inserir e atender às crianças de 0 a 6 anos. Contudo, ensinar esta faixa-etária exige conhecimento específico e recursos didáticos que vão ser apresentados neste workshop.

PROFª. JOANE BENTES / PR


GRUPO F – EDUCAÇÃO ESPECIAL

SEMINÁRIO

1. EVANGELIZANDO E DISCIPULANDO SURDOS

A Escola Dominical tem a responsabilidade de evangelizar e discipular os surdos. Eles estão inseridos na ordenança de Jesus que se encontra em Mateus 28.19,20. Contudo, os professores dessa classe, além da competência docente, precisa conhecer a língua de sinais dos surdos, e devem ter uma metodologia e uma didática específica para alcançar este grupo.

PROFª. SILÉIA CHIQUINI / PR

2. A IGREJA E A ESCOLA DOMINICAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO

É importante compreender que o espaço da Escola Dominical dever ser aproveitado ao máximo para a pregação do evangelho e isso deve ocorrer de diversas formas. A educação com a classe de alunos portadores de necessidades especiais é uma delas. Neste caso, se a Escola Dominical realmente quiser atingir os objetivos relacionados à educação especial deverá adequar não somente os recursos e métodos aplicados para ensinar como também a estrutura do ambiente da sala de aula.

PR. ELIEZER MORAES / RS

WORKSHOP

1. CAPELANIA HOSPITALAR INFANTIL, UMA EXTENSÃO DA ESCOLA DOMINICAL
Muitas crianças crentes e não crentes se encontram internadas para tratamentos médicos. Muitas vezes os tratamentos são longos e doloridos. Essas crianças não podem ser deixadas de lado pela Escola Dominical. Se elas não podem ir à ED, a ED pode ir até elas levando a Palavra de Deus, evangelizando e confortando seus corações.

PROFª. ANITA OYAZU

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