PASTORES E SUPERINTENDENTES

PR. ELIEZER MORAES / RS

1. A APTIDÃO PARA ENSINAR COMO UM REQUISITO AO SANTO MINISTÉRIO

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

A vocação para o ensino da Palavra de Deus é uma das principais características do ministério pastoral. Assim, a Escola Dominical passa a ser uma extensão do ministério de ensino do pastor da igreja. Neste seminário, pastores e superintendes são convidados a refletirem sobre a aptidão para o ensino como elemento importante ao exercício do Santo Ministério e do vocacionado à superintendência da Escola Dominical.

PR. ALEXANDRE COELHO / RJ

2. O PERFIL DO NOVO GESTOR NA ESCOLA DOMINICAL 

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

O superintendente da Escola Dominical é o elemento-chave para o bom funcionamento desse empreendimento educativo-religioso. Sem ele, o planejamento é comprometido; os objetivos são confusos; os processos internos são emperrados. Além de um bom gestor, o superintendente precisa estar “antenado” com a modernidade da gestão na área da Educação. Por isso, uma nova perspectiva de gestor da Escola Dominical é apresentada nesse seminário.

PROFª. TELMA BUENO / RJ

3. SEGMENTAÇÃO NAS CLASSES DE ADULTOS DA ESCOLA DOMINICAL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

Apesar de a faze adulta ser considerada a partir dos 18 anos, hoje já se sabe que não é mais possível tratar, de forma homogênea, pessoas de dezoito anos tal como outras na meia-idade ou até mesmo na terceira idade. A fim de atender melhor e especificamente os alunos, a segmentação é uma necessidade inadiável que precisa ser observada nas EDS.

PR. ELIENAI CABRAL / PR

4. LIDERANÇA – CHAVE PARA UMA ESCOLA DOMINICAL EFICIENTE

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

Manter boa competência nas relações humanas, não perder a capacidade de motivar e de ser motivado, não perder os princípios de trabalho em equipe, ser resiliente para enfrentar e vencer os desafios são algumas das importantes características de uma liderança-chave para a Escola Dominical eficiente. A presente palestra objetiva conscientizar pastores e superintendentes da Escola Dominical a exercerem eficientemente esse tão nobre ministério.

PROFESSORES DE ADULTOS

PR. ESDRAS BENTHO / RJ

1. A FUNÇÃO DA HERMENÊUTICA NA ESCOLA DOMINICAL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

Toda afirmação teológica e doutrinária tem o objetivo de edificar a igreja, corrigir rumos e retornar a vontade de Deus, tendo como ponto de partida a Bíblia Sagrada. Entretanto, somente um exercício de interpretação, levando em conta a aplicação dos princípios da hermenêutica e sua aplicação ao texto é que se obterá uma interpretação precisa para formular uma doutrina. Por isso, o professor da Escola Dominical deve conhecer a função da hermenêutica sagrada.

PROFª. TELMA BUENO / RJ

2. ENSINANDO ADULTOS NA ESCOLA DOMINICAL: ENTENDENDO COMO ELES APRENDEM

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que há várias sub faixas-etárias na faixa-etária de Adultos: Adultos Jovens (18 a 35 anos); Adultos de Meia-Idade (35 a 60 anos); Adultos Idosos (a partir dos 60 anos). A pergunta é inevitável: como esses adultos aprendem? Será que é a partir de um modelo unívoco? Ou cabe a sensibilização para compreender essa diversidade presente em nossas igrejas locais? O que o professor da Escola Dominical, juntamente com a superintendência, pode fazer para alcançar as necessidades desses adultos diversificados? É o que o seminário objetiva debater.

PR. CLAITON POMMERENING / SC

3. PASTOREANDO A CLASSE DE ADULTOS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

Se defende a ideia de que o professor de ED “pastoreia” sua classe. Sendo assim, como o professor pode se preparar – além de suas competências pedagógica, didática, teológica e bíblica –, para cumprir tal papel? O experiente educador norte-americano instruirá acerca da responsabilidade do mestre, evidenciando que ela vai muito além de ministrar uma boa aula.

PR. ESEQUIAS SOARES / SP

4. COSMOVISÃO CRISTÃ NA CLASSE DE ADULTOS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

O conceito de cosmovisão abarca o contexto vivencial de um indivíduo. As vidas social, profissional, estudantil são regidas por uma cosmovisão. Ou seja, toda pessoa possui uma, ainda que não saiba defini-la. Aqui, a grande questão é saber se a visão de mundo a qual postulamos é cristã ou não. E se influencia o mundo onde habitamos conforme exposto em Mateus 5.13-16. A Escola Dominical se propõe a formar uma cosmovisão cristã na classe de adultos à luz do Evangelho.

PROFESSORES DE JOVENS

PR. VALMIR NASCIMENTO / MT

1. O PERFIL DO JOVEM DO SÉCULO XXI

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

Atrair os jovens para a Escola Dominical e fazer com que eles aprendam é um grande desafio, pois estamos diante de uma nova geração que precisa ser compreendida. E se queremos alcançar esses jovens com a Palavra de Deus, precisamos refletir a respeito do perfil dos jovens crentes e não crentes. Quem é o jovem da atualidade? Como se comportam e quais suas preferências? Conhecer essa geração é fundamental para atendê-la com um ensino que seja relevante. Este seminário tem como objetivo fazer uma análise antropológica e filosófica desta geração, que segundo os especialistas é a chamada geração Z.

PR. ESDRAS BENTHO / RJ

2. COMO ENSINAR OS JOVENS A LER E APLICAR A BÍBLIA ÀS SUAS VIDAS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

O aprendizado da Palavra de Deus envolve mais do que simplesmente conhecer teoricamente as Escrituras Sagradas. É preciso haver uma relação direta do crente com a Palavra de Deus. Isso envolve não somente conhecê-la, mas, também, colocá-la em prática. Neste caso, a Escola Dominical exerce o papel essencial de ensinar o jovem cristão a refletir nas Sagradas Escrituras e, por meio de um estudo sistematizado, adquirir os valores e preceitos que o conduzirão a realizar à vontade de Deus.

PR. VALMIR NASCIMENTO / MT

3. OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE PARA O JOVEM CRISTÃO

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

Na universidade, nossos alunos terão de lidar com várias filosofias e ideologias que ferem os princípios cristãos, como por exemplo, o ateísmo, marxismo, humanismo, materialismo e tantos outros “ismos” que prejudicam a fé cristã. Mas, será que os jovens que frequentam nossas classes aos domingos estão preparados para lidar com as filosofias e ideologias que imperam no espaço acadêmico? Como educadores cristãos, precisamos alertá-los e ajudá-los para que não sejam influenciados, mas que possam ser sal e luz no ambiente acadêmico, não se conformando com a mentalidade desse mundo (Rm 12.2).

PR. MARCOS TEDESCO / SC

4. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS JOVENS NAS MÍDIA SOCIAIS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

Vivemos na era da informação e da comunicação. Cada dia mais e mais as pessoas estão conectadas as mídias sociais, em especial os jovens. Não dá mais para imaginar uma sociedade sem as mídias. Porém elas precisam ser utilizadas de forma responsável e saudável. Mas, será que nossos jovens estão sabendo utilizá-las de forma correta, salutar? E os educadores estão preparados para orientá-los? Os educadores estão sabendo aproveitar os desafios e oportunidade de modo eficiente na aprendizagem? Esse seminário tem como objetivo discutir a respeito da relevância, dos desafios e das oportunidades para os jovens nas mídias sociais.

PROFESSORES DE ADOLESCENTES

PR. JAMIEL LOPES / SP

1. DESAFIOS À  EDUCAÇÃO CRISTÃ DE ADOLESCENTES: SEXUALIDADE, REDES SOCIAIS E VIOLÊNCIA

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

Adolescentes gostam de argumentar e acreditam piamente que estão com a razão. São qualidades proveitosas para o crescimento intelectual quanto para o espiritual do adolescente. Nesta fase da vida, muitos são os desafios que o adolescente enfrenta em seu desenvolvimento físico, psicossocial e espiritual. A educação cristã exerce papel importante nesta fase pelo fato de trazer ao adolescente uma consciência bíblica de como lidar com a sexualidade, com os efeitos nocivos das redes sociais e com a violência tão presente na sociedade em que vivemos.

PR. JOELSON LEMOS / RS

2. COMPETÊNCIAS PARA PROFESSORES DE ADOLESCENTES

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

Os professores têm a responsabilidade de contribuírem com seus saberes, seus valores e experiências para que os adolescentes, alunos da Escola Dominical, tenham um desenvolvimento físico, mental, social e espiritual saudável. A princípio essa não é uma tarefa fácil e exige que a formação do docente seja um processo permanente de aprendizado. O alvo desse seminário é refletir a respeito das amplas competências que o ensino cristão exige do professor de adolescentes na atualidade.

PR. JOELSON LEMOS / RS

3. TECNOLOGIA E ENSINO PARA ADOLESCENTES

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

O conteúdo do ensino cristão para os adolescentes permanece o mesmo: os princípios da Palavra de Deus. Contudo, precisamos de recursos e metodologias atuais que ajudem os adolescentes a aprenderem e crescerem na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Esse seminário tem como objetivo enfatizar a relevância das novas tecnologias e mostrar a sua utilização no ensino de adolescentes.

Dra. VALQUIRIA SALINAS / SP

4. COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR DE ADOLESCENTES

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

Uma das competências do professor de educação infantil é a criatividade, por isso as principais questões que se pretende abordar neste seminário são: “Mas como desenvolver a nossa criatividade?” “Será que a criatividade é um dom?”  “Somente algumas pessoas foram agraciadas com o ‘dom da criatividade’?” “Como preparar aulas criativas para as crianças?” Essas são algumas das questões que serão tratadas nesse seminário.

EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFª. ANITA OYAIZU / SP

1. MUSICALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

A música é um poderoso instrumento de educação. Ela permite que se desenvolva na criança a fala, a socialização, a coordenação motora, a concentração, entre outras qualidades que contribuem para o desenvolvimento. Musicalizar também favorece que a criança se integre ao grupo e entenda o papel do outro indivíduo, sabendo que todos são importantes. A musicalização não objetiva ensinar o manuseio técnico de instrumentos musicais, mas pretende criar um vínculo entre a música e acriança, além de desenvolver o gosto pela música. No departamento infantil, a musicalização também serve para despertar nas crianças o gosto de louvar ao Senhor, é o que veremos neste workshop.

PROFª. HELENA FIGUEREDO / RJ

2. COMO ORGANIZAR UM DEPARTAMENTO INFANTIL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

A organização do departamento infantil requer o conhecimento das necessidades desta faixa etária. É importante destacar que este departamento possui um estilo de aprendizagem voltado para a exploração de métodos audiovisuais, o que requer planejamento e a utilização contínua de recursos didáticos para o desenvolvimento das atividades.

PROFª. ANITA OYAIZU / SP

3. PREPARANDO UMA ESCOLA DOMINICAL PARA CATIVAR CRIANÇAS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

Criança não combina com monotonia. Logo, o espaço de Educação Cristã precisa acompanhar a ludicidade que é tão importante a esta faixa etária. Isso, tanto para o aprendizado, quanto para o estímulo e a atração da criança para freqüentar a Escola Dominical.

PROFª. JOANE BENTES / PR

4. COMPETÊNCIAS PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

Os professores de educação infantil têm o desafio de ensinar as crianças de modo que elas tenham um desenvolvimento saudável, proporcionando-lhes conhecerem a Deus e a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Para que o professor de educação infantil realize seu trabalho de modo eficiente na Escola Dominical ele precisa ter o domínio de conteúdo das diversas áreas do saber e do ensino. São muitos os conteúdos didático-pedagógicos diretamente relacionados ao campo da sua prática, por isso, esse seminário tem como objetivo analisar as competências para os professores de educação infantil.

PROFESSORES DE PNE

PROFª. SILÉIA CHIQUINI / PR

1. A IGREJA E A ESCOLA DOMINICAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

A vocação inclusiva da Igreja para atender pessoas; a Escola Dominical como expressão dessa vocação; como proceder com a inclusão de pessoas com necessidades especiais na Escola Dominical?

Dra. VALQUÍRIA SALINAS / SP

2. LIDANDO COM ALUNOS HIPERATIVOS E/OU COM TDAH NA ESCOLA DOMINICAL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

Com o advento da internet, as informações acabam circulando com facilidade. Isso é bom, mas trás alguns problemas também. Na área da saúde, alguns formam opiniões sem qualquer fundamento. O TDAH não é um problema exclusivamente infantil ou que se desenvolve na vida adulta. Há muitas pessoas que sequer sabem que têm esse tipo de transtorno. Como lidar com elas na Escola Dominical?

Dra. ELAINE CRUZ / RJ

3. PREPARANDO PROFESSORES PARA ENSINAR CRIANÇAS AUTISTAS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

O ensino da Escola Dominical precisa ser inclusivo. Mas para que a inclusão seja eficiente, precisamos de professores preparados. Este seminário tem como objetivo responder às seguintes questões: O que é autismo? Quais os principais sintomas? Como ajudar na inclusão e na aprendizagem do aluno autista?

PROFª. SILÉIA CHIQUINI / PR

4. EVANGELIZANDO E DISCIPULANDO SURDOS

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

O ensino da Escola Dominical precisa ser inclusivo. Mas para que a inclusão seja eficiente, precisamos de professores preparados. Este seminário tem como objetivo responder às seguintes questões: O que é autismo? Quais os principais sintomas? Como ajudar na inclusão e na aprendizagem do aluno autista?

PROFESSORES DE DISCIPULADO

PR. MARCOS TEDESCO / SC

1. PORQUE O DISCIPULADO É IMPORTANTE PARA A IGREJA

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 1  |  9H ÀS 10h15

O Discipulado é uma ordenança de Jesus; o discipulado é o caminho de entrada para quem deseja ser igual a Jesus; o discipulado é uma missão da igreja; o discipulado garante o crescimento qualitativo da igreja local.

PR. ELIEZER MORAIS / RS

2. DISCIPULADO COMO DESPERTAMENTO DE VOCAÇÕES

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 2  |  10H30 ÀS 11h45

O discipulado e vocação; o discipulado proporciona oportunidades para despertar vocações; o discipulado proporciona oportunidade para o vocacionado desenvolver sua vocação; o discipulado é um caminho inacabado de aprendizado.

PR. DOUGLAS BAPTISTA / DF

3. O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO NO DISCIPULADO

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 3  |  15H ÀS 16h15

O Espírito Santo regenera e habita o novo convertido; Jesus batiza o novo convertido no Espírito Santo; o Espírito Santo ilumina o novo convertido na leitura e no entendimento da Palavra; o Espírito Santo ajuda o novo convertido a orar; o Espírito Santo traz ousadia ao novo convertido; o Espírito Santo afasta o novo convertido do pecado.

PR. CLAITON POMMERENING / SC

4. OS PRIMEIROS CUIDADOS COM NOVOS CONVERTIDOS NA ESCOLA DOMINICAL

DIA 21/11  |  SEMINÁRIO 4  |  16H30 ÀS 17h45

Da regeneração à maturidade cristã; integração do novo convertido à igreja local; o tipo de alimento espiritual ao novo convertido (1 Co 3.1,2); crescimento e desenvolvimento espiritual; capacitação para o serviço.